segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sobre amigos de uma década compartilhando o Nhoque nos dias 29!!!

Gente, a quanto tempo não escrevo por aqui !!!
Uma atividade que me faz tão bem, me acalma, organiza minha idéias, esvazia minha mente e eu deixando de lado.... Ponto a registrar no #BUJO (falo dele outra hora ok?!)

Bem, vamos ao que interessa. O que me traz aqui hoje é alegria.
A alegria de estar comemorando hoje, 10 anos de refeições compartilhadas com pessoas especiais.  as Pode ser coisa do dia a dia compartilhar refeições com a família e amigos, mas não é não viu?! Sentar à mesa, conversar, gostar de estar junto, cozinhar para o outro é uma dádiva. Um presente!!!
Se você faz isto regularmente com sua família, agradeça muito.
E se faz isto com amigos, família escolhida, durante 10 anos, todos os dias 29, então você deve estar feliz como eu. Ehhhhhhh!!!!
Dessas alegrias que só quem vive a experiência dá o devido valor e dimensão!!!

Esta tradição do Nhoque da Prosperidade já era da minha mãe antes de eu casar, acho?! Não me lembro quando ela começou com isto e, registre-se, ela não é Italiana nem descendente.
Ela, como eu, gosta de juntar gente. Gostamos de casa cheia. Gostamos de receber e isto é era super comum em BH, na casa dela e mantive meus grupos quando me casei.

Depois de mudar para Brasilia, nos tinhamos os colegas de trabalho, pessoas queridas, amigos posso dizer assim. Mas aquele hábito de frequentar a casa, uns dos outros, não rolava.
Achei tudo muito estranho no começo.

No trabalho nos viamos todos os dias conversarvamos, trocados carências problemas, sonhos, mas era amizade de horário comercial e alguns happy hours, poucos, afinal JV era baby.
Como eu senti falta dos sábados à noite com amigos em casa e domingos regados à almoço e família.

Em agosto de 2006 comentei sobre isto com uns amigos do trabalho e Adalgisa, que ama cozinhar e é nossa Chef Master do Nhoque, logo topou a ideia de um encontro no findi, para extrapolar o trabalho.

Assim começou o Nosso Nhoque de San Genaro. Com direito a dolar debaixo do prato e uma oração. Este durou um mês, na verdade. Éramos mais de três, crenças diversas, abolimos o lado religioso e ficamos com o Nhoque da Prosperidade = "Ausência de Necessidade", melhor do que Fortuna, não acham?!

Bem, hoje é o Nhoque entre amigos!!! O grupo base teve uma pequena alteração nestes 10 anos, mas a essência é a mesma. Comer juntos o Nhoque. Conversar de tudo, rir muito, compartilhar.
Juntos, nos dias 29, seja dia de semana ou não, com chuva ou não, com todos ou alguns.
Sempre aqui em casa, com rarissimas excessões abertas para férias, situações médicas ou inéditas como uns poucos restaurantes nos encontros de dezembro e como a que nos reunimos com um outro grupo que passou a compartilhar refeições há algum tempo. Inspirados na gente. E a gente fica feliz em inspirar. rsrsrsrs

Quando estamos de férias, o Nhoque acontece em outra casa aqui em Brasilia. Nossa cozinheira "mara" já fez Nhoque pelo mundo nos dias 29 em que estava fora e todos tentam manter a tradição e a energia quando não estão no Planalto Central com os demais.

A massa do Nhoque é comprada pronta. E somos fieis à #Toscanelo. Uma facilidade para os 29 à noite, mas o molho é sempre especial!!! Já provamos tantas receitas gostosas. Ah, e temos a Cozinheira Mor e uma substituta que garante a refeição quando a Chefe está em viagem. Tinhamos uma doceira de mão cheia também, mas ela se profissionalizou e nos deixou. Com menos calorias e menos prazer também. Volta Gi, volta!!!

Confesso que hoje bebemos menos do que no começo, porém a qualidade melhorou muito rsrsrsrs.
No início era espumante Nacional dai uns e outros (heheh) se tornaram entendendores de vinhos e afins e o negócio melhorou muito minha gente!!! Hoje as rolhas são infinitamente mais saborosas.
Ah, e rolha é o que não falta nesta casa!!!

Basta olhar pro vidro de rolhas e todas as emoçoes boas dos nossos encontros volta à minha mente. Isto não tem preço!!!

Nestes dez anos o grupo esteve aberto para visitantes. E foram tantos e tão especiais!!!
Tem gente que pede para voltar - acho tão lindo!!!. Tem gente que pediu pra vir de tanto ouvir falar. Tem os que vieram mais de uma vez. Tem gente que veio de fora de Brasília e do Brasil!!! Somos internacionais minha gente e nos orgulharmos em receber nossos visitantes com tanto carinho.
Tem gente querida que ainda não veio...ahhhh ....tudo bem, não há de faltar oportunidade nos próximos 10 anos, não é mesmo amigos?!

Bem, eu vou parando por aqui porque os olhos já marejam e tenho uma sobremesa para fazer.
Porém não posso deixar de deixar registrado minha gratidão por este grupo que tanto me ofertou nestes anos todos. Minha família se sente muito amada por vocês. Aprendemos muito com vocês, desde a nos organizar até a importância em se "cuidar" deste momento tão nosso e de tanto amor!!

Que eu os amo vocês já sabem. Hoje deixo aqui, mais uma vez minha gratidão a vocês e ao universo que nos reuniu!!!!

E para você que está lendo e deu vontade de ter um grupo assim, dê um passo em direção ao outro.
Neste mundo estamos vivendo, cada vez mais, cada um na sua. Pode até ter um lado bom bom, mas não é legal não, creia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário