quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Para pensar sobre velhice, renovação e "nova-idade"....

Boa noite, tudo bem?
Eu vou bem. Não nos meus melhores dias, mas tudo bem, apesar da coluna estar doendo a ponto de andar feito pata e querendo ficar o dia inteiro deitada.

Marido também está com as pernas doendo (série nova na academia) e por isso disse que estamos parecendo dois velhos!!!!
Meu corpo responde de forma diferente aos 47. Isto eu entendo.
Mas parecer dois velhos?!?!?!? Isto eu não aceito.
Velhice é estado de espirito. E meu espirito tem uns 18 ou 21.

"Tô" toda doída porque extrapolei cortando papelão cinza toda torta num pedacinho de mesa, sem cuidar da "dita ergonomia". Depois do corte, piquenique sentada de qualquer jeito e uma friagem danada da grama; Para ajudar - sqn - resolvi dormir de camiseta. Esfriou de madrugada eu travei toda.

Mas velha eu não sou. Não sou mesmo. De jeito nenhum. Ponto.

Tenho um tanto mais de preguiça para certas coisas como: muita gente e pouco espaço e carnaval na Bahia. Tenho um gosto por lugares menos populosos, cadeira para sentar, mesa para comer, não virar madrugada acordada na rua...coisas desse tipo, entende?! Velha eu não sou.

Não gosto de bar onde é preciso brincar de "telefone sem fio" para saber o que  pessoa lá da ponta da mesa falou, Ninguém merece, me entende?!´

Mas isto não é velhice.
Isto são escolhas que faço para viver o meu estilo. A minha qualidade de vida!.

Mas, um coisa eu ando penando, experimentando e adorando: Conviver com gente mais nova que eu. Gente bem mais nova que eu.  Genteeeee, isto é maravilhoso, acreditem!!!

No meu trabalho, nos últimos anos houve uma renovação total. Chegou gente nova de área, nova de  de casa e nova de idade, em combinações diversas.
Os "dinossauros" como eu (com 47 quase 48 anos de idade, 26 de empresa e 14 de área) somos minoria. Já fomos soberanos em outros tempos rsrsrs Donos do pedaço!!!
Hoje em extinção rsrsrsrs.

Dessa "gente" toda o universo cuidou de aproximar as afinidades e ganhei uma irmã a "Sys", uma filha e muitas sobrinhas. Sim, eu poderia ser mãe ou tia de várias delas. De verdade.

Mas para mim todas estas pessoas são uma renovação. Adoro ouvi-las conversar, entender as gírias do momento, ouvir o que elas pensam sobre determinado assunto...
Gente mais nova tem um frescor que eu admiro e não quero perder...
Me alimento na diversão e no sorriso delas....

Tem as jovens casadas, já separadas, mães admiráveis que, 15 anos mais novas que eu, já enfrentaram muitas barras e, apesar disto, vivem estes "papeis" de forma muito inovadora para mim.

Elas me estimulam a pensar diferente, a agir com mais leveza, me mostram um mundo que a tal idade, responsabilidade, modelo, rótulos, educação, enfim me fizeram deixar na sombra...

Eu li uma matéria sobre um casa de idosos que está hospedando alunos de intercâmbio e uma outra que implantou uma creche no mesmo espaço e, nas duas percebeu-se uma melhora significativa na saúde e na renovação de comportamento dos idosos.

Eu estou começando a segunda metade da minha vida e posso dizer que isto faz mesmo todo sentido. Gente mais nova que a gente agrega, renova e ensina.
Basta ter coração e ouvidos abertos para o novo e desejo de conviver bem com esta possiblidade de renovação. Abrir possibilidades, entende?!

Eu estou me renovando com os amigos do trabalho, mas já estou construindo um caminho para que os amigos do filho adolescente se sintam bem e acolhidos aqui em casa, afinal uma renovação de 30 anos terá uma renovação ainda mais impactante, não acham?

E você? Anda restringindo muito seu ciclo de amigos? Pense nisto!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário